quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

EB 2/3 Penafiel Nº2
Educação Física
Ano lectivo 2008/2009
1º Período


Voleibol


Trabalho realizado por:
 Ana Correia, 8ºD, Nº6
 Filipa Capelão, 8ºD, Nº12
 Joana Santos, 8ºD, Nº15
 Maria Pereira, 8ºD, Nº18
 Vânia Sousa, 8ºD, Nº25

Professor: Luís Raro
________________________________________



Índice

Introdução………………………………………………………………………………………. Pág.3
Caracterização do Voleibol………………………………………………………………… Pág.4/5
Regras……………………………………………………………………………………………. Pág.6/7
Bibliografia……………………………………………………………………………………… Pág.8





Introdução

O trabalho cujo tema é o Voleibol foi-nos proposto para a disciplina de Educação Física pelo Professor Luís Raro.
Este trabalho foi-nos proposto para que o Professor ficasse a saber se conseguíamos aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Educação Física.
Neste trabalho nem existiu grande dificuldade a realizá-lo. Encontrámos o essencial para o trabalho e organizámo-lo com facilidade.
Os livros, principalmente os de Educação Física, foram uma grande ajuda para a sua realização. Na internet fomos buscar essencialmente as imagens para melhorar o conteúdo e a apresentação do mesmo.



Caracterização do Voleibol

O voleibol é um jogo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma formada por 6 jogadores de campo, mais 6 suplentes (1 jogador é libero).
O objectivo deste desporto é enviar a bola por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-a tocar no campo do adversário e impedir que a bola toque no seu próprio campo, podendo cada equipa efectuar no máximo 3 toques.
Durante um jogo de Voleibol como não existe tempo definido, normalmente, o jogo só acaba quando uma equipa tiver ganho 3 sets, mas, em caso de empate joga-se até ao 5º set. Os intervalos entra os sets duram 3 minutos e nos jogos de categoria sénior, existem em cada um dos quatro primeiros sets parciais, 2 tempos técnicos de um minuto cada, aos 8 ou 16 pontos.
As substituições são permitidas no máximo 6 por equipa ou por sets.
O jogo realiza-se num campo rectangular, com dimensão de 189 metros, com uma rede no meio a uma altura variável conforme o sexo e a categoria (seniores masculinos a rede tem uma altura de ­ 2,43m; femininos ­ 2,24m), o campo tem 4 linhas (central, de ataque, lateral e de fundo) e uma zona de serviço, uma zona de ataque e uma zona de defesa.
O terreno de jogo deve estar livre de qualquer obstáculo até 7m de altura, a partir do solo e rodeado por uma zona livre de 3m.


História do Voleibol

O Voleibol foi inventado a 9 de Fevereiro de 1895 pelo Professor William George Morgan nos Estados Unidos da América (EUA). O nome original deste desporto era Mintonette, mas, devido ao seu toque de bola para o ar, foi aceite universalmente por volley-ball. Inicialmente este desporto era jogado com uma câmara-de-ar de uma bola de basquetebol.
O objectivo de Morgan era criar um desporto colectivo sem contacto físico entre os adversários, diminuindo assim o número de lesões sofridas nos jogos.

Curiosidades

 Um jogo de Voleibol é dirigido por uma equipa de arbitragem constituída por 1 árbitro (principal), um 2º árbitro, 4 juízes de linha e um marcador;
 A bola de voleibol é esférica e a capa deve ser flexível e colorida. O perímetro da bola é de 65 a 67cm e o seu peso é entre 260 e 280g;
 Os campeões olímpicos foram em Pequim em 2008: um homem dos EUA e uma mulher do Brasil e os campeões do Mundo no Japão foram em 2006: um homem do Brasil e uma mulher da Rússia;
 Um Libero tem função específica de defesa, na zona defensiva não podendo atacar, fazer o bloco, realizar o serviço ou passar a bola em toque de dedos na zona ofensiva; usa um equipamento de cor diferente da dos outros;
 Um jogador de forma inicial só pode sair uma vez e só pode reentrar para o lugar que ocupava anteriormente. Um jogador suplente só pode entrar uma vez por set para o lugar de um jogador da formação inicial e só pode ser substituído por este. Estas substituições são feitas, com paragem do jogo, na zona de ataque e visionadas pelo segundo – árbitro.

Regras

Como se pode jogar a bola?
- Cada equipa tem direito a um máximo de três toques (mais o toque do bloco) para reenviar a bola; os toques incluem os intencionais e os acidentais;
- Um jogador não pode tocar duas vezes consecutivas na bola (o toque no bloco não conta, nem toques simultâneos de várias partes do corpo);
- A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo e deve ser batida, sem ser agarrada ou lançada;
- A bola pode tocar várias partes do corpo, desde que esses contactos ocorram em simultâneo.
Como é que se pontua?
Para marcar um ponto: - Uma equipa marca ponto, se colocar a bola no chão no terreno do adversário ou quando a equipa adversaria comete uma falta;
- Uma jogada é uma sequência de acções desde o batimento do serviço inicial até que a bola esteja fora de jogo;
- Se a equipa que serviu ganhar a jogada, marca um ponto e continua a servir; se for a equipa que recebeu a ganhar a jogada, marca um ponto e deve servir de seguida.
Como é que se ganha um set?
- A primeira equipa que atingir os 25 pontos com uma diferença de 2 pontos do adversário ganha um set;
- Em caso de empate, aos 24 pontos o jogo contínua até haver uma diferença de 2 pontos nos resultados, á excepção do 5º set.
Como é que se ganha um jogo?
- A equipa que vencer 3 sets seguidos ou alternados ganha o jogo;
- Em caso de empate, joga-se o set decisivo, ou seja o 5º set, até aos 15 pontos com uma diferença de 2 ponto.
Como se efectuam as rotações?
- Uma equipa ganha um serviço e os jogadores rodam no sentido dos ponteiros do relógio.


Bibliografia

 Manuela Costa, Aníbal Costa: Educação Física 7/8/9, Livro de Regras (Voleibol). Areal Editores
 José David D. Costa: Educação Fisica 5/6. Porto Editora
 Paula Batista, Lucia Rêgo e Avelino Azevedo: Educação Fisica 3º Ciclo. Edição ASA

 www.fmvolei.org.br/arquivos/RegrasOficiaisVoleiIndoor.doc - Regras do Voleibol
 www.cvavolei.com/caracvolei.htm - Caracterização do Voleibol
 rapzody.vilabol.uol.com.br/volei.html - Características
 pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol - História

2 comentários:

8D disse...

Deveriam incluir algumas imagens no trabalho de E.F.
De resto, acho que está bem.
Kisses
Teacher

8D disse...

Olá!
O índice do trabalho de EF nao está muito bem formatado. Corrijam isso, ok?
De resto, o vosso blog está bem, só falta acrescentar o link para o blog de turma.
Boa Páscoa!
Teacher